ASSESSMENTS

O QUE É?

De uma forma geral, assessments são avaliações, ou testes, que buscam apresentar características de diversos tipos, seja no âmbito pessoal, ou profissional. Em outras palavras, são ferramentas que funcionam como um diagnóstico, visando esclarecer pontos fortes e de melhorias das pessoas, servindo como um recurso valioso para a promoção do autoconhecimento entre diversas outras finalidades.

Existem dezenas de tipos e normalmente são fundamentados por alguma base teórica cientificamente validada. Grandes empresas ao redor do globo investem grandes quantias todos os anos nesse tipo de instrumento para potencializar subsistemas de Recursos Humanos (RH), como Treinamento & Desenvolvimento (T&D) e Recrutamento & Seleção (R&S).

Comumente, os resultados das aplicações dessas ferramentas são apresentados através de relatórios, com diferentes graus de complexidade e que podem abordar informações sobre comportamentos, motivadores, competências, nível de inteligência emocional, habilidades em vendas, padrões de pensamentos, personalidade, entre muitos outros.

COMO FUNCIONA?

Particularmente, utilizo na minha metodologia de trabalho as ferramentas providas por duas das mais importantes empresas desse segmento: A TTI Success Insights e a Innermetrix. Ambas dispõem de uma extensa lista de instrumentos de análise de perfil, dentre os quais sou habilitado a requerer: Teoria DISC, Motivadores, QE e Competências.

As aplicações dos assessments são feitos on-line, em formatos de questionários que variam de estrutura e tamanho dependendo da teoria utilizada. O respondente recebe posteriormente o relatório com seus resultados no ato da devolutiva, que por sua vez trata-se de uma sessão de atendimento personalizado para exploração e validação das informações obtidas com total suporte especializado.

É importante ressaltar que nenhum assessment é capaz de “explicar” a pessoa como um todo e que nunca deve servir como um rótulo para nenhuma das características apresentadas, e sim, como um recurso de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

PARA QUEM É INDICADO?

Para pessoas que buscam alcançar novos níveis de autoconhecimento e ter seus pontos fortes e de melhorias apresentados de forma clara e estruturada. Obtendo tais informações, profissionais de diferentes áreas e níveis podem estabelecer planos de ação, para assim buscar seu autodesenvolvimento de forma consistente, e por consequência, melhores resultados e relacionamentos no ambiente de trabalho.

Profissionais que buscam por recolocação de forma pontual, ou mesmo aqueles que estão presentes em programas estruturados de autodesenvolvimento (como o Coaching), podem se beneficiar dessas potentes ferramentas.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Maiores níveis de autoconhecimento; 
  • Maior clareza sobre direcionamento profissional;
  • Mapeamentos de fortalezas e pontos de desenvolvimento de forma estruturada e didática;
  • Mais segurança nas tomadas de decisões sobre próximos passos de carreira;
  • Potencialização de programas de coaching.

MANDE SUA MENSAGEM!

CONTATO

SIGA NAS REDES

Gabriel Paié Career Coach – Todos os direitos reservados – All rights reserved